Em dezembro de 2017, o Basel Committee on Banking Supervision (BCBS) publicou “Basel III: Finalising postcrisis reforms”. Este documento finaliza todas as reformas regulatórias de Basileia III e apresenta uma abordagem padronizada revisada para o risco de crédito, que melhorará a robustez e a sensibilidade ao risco da abordagem existente. No Brasil, o Banco Central do Brasil, publicou a Resolução 229, que incorpora as reformas da Basileia III para o método padronizado de mensuração do risco de crédito.
O curso consiste em apresentar e discutir os conceitos de exposições, classificação de riscos, fatores de ponderação e fatores de conversão para o cálculo do RWAcpad, inclusive com exercícios práticos.
Validade de acesso: 30 dias.
Curso 100% Ao Vivo
Certificado: Sim
Os Acordos Prudenciais: Histórico, Motivações e Evoluções Normativas; Requerimento de Capital.
Conceito e cálculo do RWAcpad para exposições com Instituições Financeiras e a covered bonds por elas emitidos.
Conceito e cálculo do RWAcpad para instrumentos característicos de participação societárias, financiamentos especializados e demais instrumentos de dívida.
Conceito e cálculo do RWAcpad para exposições de varejo.
Conceito e cálculo do RWAcpad para exposição não contabilizadas no balanço patrimonial.
Conceito e cálculo do RWAcpad para as exposições classificadas como ativo problemático, as exposições com fundos de investimentos, entidades soberanas e a organismos multilaterais, operações compromissadas e empréstimos de títulos e valores mobiliários.
Ao final do curso o aluno deverá entender o conceito da metodologia padronizada para risco de crédito (RWAcpad), calcular e interpretar os resultados.
Profissionais das áreas de riscos, controladoria e auditoria de instituições financeiras.
Graduada em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gestão de Riscos, com 13 anos de experiência em instituições financeiras, destacando-se na área de Compliance e Riscos e 4 anos atuando como consultora na BIP na área de Gestão de Riscos.
Na área de Compliance, trabalhou com entidades reguladoras na disseminação da cultura de compliance e ética.
Na área de Gestão de Risco, tem experiência na implementação de estruturas de gestão de risco, gestão de capital e sólidos conhecimentos de metodologias de gestão de risco. Experiência na avaliação do plano estratégico para definição do apetite de risco, análise de novos produtos, serviços e processos com abordagem de risco.
Atualmente desenvolve projetos na área de riscos e capital para Bancos, Financeiras, Instituições de Pagamentos e outras instituições financeiras.
O curso Online de Matemática Financeira é muito bom e o material de apoio e estudo é excelente!
Temos diversos conteúdos de qualidade para compartilhar com você! Assine nossa newsletter e receba em primeira mão novas regras, ferramentas e, claro, promoções e novidades da FBM Educação.
Solicite um orçamento corporativo para esse curso.