O que é e para que serve o IFRS S1?

Compartilhe

Em junho de 2023, o ISSB emitiu o IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade. O IFRS S1 é efetivo para períodos de relatórios anuais iniciados em ou após 1º de janeiro de 2024, com aplicação antecipada permitida, desde que o IFRS S2 Divulgações Relacionadas ao Clima também seja aplicado.

O objetivo do IFRS S1 é exigir que uma entidade divulgue informações sobre seus riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que sejam úteis aos usuários de relatórios financeiros de propósito geral na tomada de decisões relacionadas ao fornecimento de recursos à entidade.

O IFRS S1 exige que uma entidade divulgue informações sobre todos os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que poderiam afetar razoavelmente os fluxos de caixa da entidade, seu acesso a financiamento ou custo de capital no curto, médio ou longo prazo (coletivamente chamados de “riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que poderiam afetar razoavelmente as perspectivas da entidade”).

O IFRS S1 prescreve como uma entidade prepara e relata suas divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade. Ele define requisitos gerais para o conteúdo e a apresentação dessas divulgações para que as informações divulgadas sejam úteis aos usuários na tomada de decisões relacionadas ao fornecimento de recursos à entidade.

O IFRS S1 define os requisitos para divulgação de informações sobre os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade de uma entidade. Em particular, uma entidade é obrigada a fornecer divulgações sobre:

  • Os processos, controles e procedimentos de governança que a entidade usa para monitorar, gerenciar e supervisionar riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade;
  • A estratégia da entidade para gerenciar riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade;
  • Os processos que a entidade utiliza para identificar, avaliar, priorizar e monitorar riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade; e
  • O desempenho da entidade em relação aos riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, incluindo o progresso em direção a quaisquer metas que a entidade tenha definido ou seja obrigada a cumprir por lei ou regulamento.

Explore mais

Please select listing to show.

Preencha o formulário:

Preencha o formulário: