A Resolução CMN 4966/2021 tem grande impacto no dia-a-dia na contabilidade das instituições financeiras, destacadamente no tocante à contabilização das perdas esperadas. São muitos conceitos e processos novos, como modelo de negócios, Teste SPPJ, opção por valor justo, taxa efetiva, reestruturação, etc. E tudo isso acompanhada da alteração dos planos de contas , COSIF. A nossa legislação fiscal não fica atrás, em linha com a 4966 atualiza vários dispositivos relevantes em relação ao tratamento tributário a ser dispensado para as perdas em ativos financeiros. Nosso curso aborda as duas frentes ao mesmo tempo: a parte contábil da Resolução CMN 4966 e os aspectos tributários da nova Lei 14.467, impactos e consequências para as instituições financeiras, além das alterações no plano de contas COSIF.
Agenda:
Módulo I: 15, 17, 22 e 24 de abril de 2025
Módulo II: 13, 15, 20, 22 e 27 de maio de 2025
Módulo III: 16, 18, 23 e 25 de junho de 2025
Horário: das 19h às 22h via plataforma Teams.
Validade de acesso: 180 dias.
Curso 100% Ao Vivo
Certificado: Sim
A FBM Educação reserva-se o direito de alterar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de alunos por turma.
Carga horária: 12 horas
Carga horária: 16 horas
o Dedução
o Registro contábil das perdas
o Encargos de operações vencidas
o Créditos recuperados
o Novos critérios de dedução
o Fatores A e B (valor e critérios)
o Partes relacionadas e residentes/domiciliados no exterior
o Créditos recuperados e seu tratamento
o Encargos financeiros de inadimplidas
o Tratamento créditos 31/12/2024 (disposição transitória)
Carga Horária: 12 horas
☉ AUD: 40 pontos
☉ PERITO: 40 pontos
☉ CMN: 40 pontos
☉ SUSEP: 40 pontos
☉ PREVICAUD : 40 pontos
☉ PROGP: 40 pontos
☉ PRORT: 40 pontos
☉ PREVIC : 40 pontos
Todos os envolvidos na preparação de demonstrações financeiras e apuração de impostos em instituições financeiras, bem como auditores e consultores que precisam se antenar nas novidades nas normas contábeis e tributárias. Para as mais diversas hierarquias, desde diretor até junior/estagiário.
Gerente de Sênior Consultoria na KPMG com foco no suporte ao setor bancário e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e CVM. Lucas é responsável pela gestão de diversos projetos como auditoria interna, suporte técnico contábil para equipes de auditoria externa, implantação de normas contábeis (BRGAAP, BCB e IAS/IFRS) e projetos de auditoria interna e diagnóstico regulatório em áreas de segunda linha de defesa.
Possui sólidos conhecimentos do mercado financeiro e de capitais. Suas competências estão direcionadas para análises de controles internos, incluindo SOX, Gestão Integrada de Riscos, mapeamento de processos regulatórios e projetos relacionados à Auditoria Interna de PLD e Compliance.
DIRETORA TRIBUTÁRIA | CONTROLLER
Expertise financeira e tributária desenvolvidas nas áreas de Planejamento Tributário, Controle e Gestão, Orçamento Corporativo, Custos, Auditoria Fiscal, Relação com Investidores, M&A e Consultoria em empresas de auditoria (Big Four), instituição financeira e de meios de pagamento, dentre outras.
Bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Ao longo dos últimos anos, tem assessorado entidades de pequeno, médio e grande porte, incluindo Sociedades Anônimas de capital aberto, em atividades de consultoria e treinamento.Atua com contabilidade e políticas contábeis em instituições financeiras, ocupando posições de liderança. Além disso, já atuou como docente em diversas instituições renomadas, como Insper, Saint Paul Escola de Negócios e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (Albert Einstein), Escuela de Negocios Europea de Barcelona, FIA, M2M Saber, entre outras. Mas recentemente atuou como coordenadora acadêmica na Saint Paul Escola de Negócios e na FBM Educação.
O fim dos impostos que conhecemos: o que muda com a reforma na tributação de compras e vendas
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender, implementar e avaliar controles internos eficazes dentro das organizações, alinhando-se às exigências da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), regulamentações da CVM, frameworks COSO, ITGC e COBIT. Os participantes aprenderão a mapear riscos, definir controles, realizar testes de eficiência e avaliar a severidade de deficiências, garantindo conformidade regulatória e proteção contra fraudes e inconsistências financeiras.
Curso para fornecer os aspectos básicos e os conhecimentos nas normas contábeis norte-americanas.
Curso para aprofundar os conhecimentos nas normas contábeis norte-americanas.
Curso para aprofundar os conhecimentos nas normas contábeis norte-americanas.
Aprenda sobre os principais aspectos contábeis relacionados às Sociedades de Crédito Direto (SCDs)
[2º Turma] Entendimento sobre as principais novidades e alterações no padrão contábil das instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB). As instruções normativas do BCB, de nºs 493 a 500, datadas de 26 de julho de 2024, fornecem uma visão prática sobre a nova dinâmica de contabilização. Essas instruções incluem, principalmente, os efeitos introduzidos pela aplicação das resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4966/2021 e do BCB nº 352/2023.
Um curso único e o mais completo do mercado!
Você está preparado para enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças regulatórias?
Nesse curso você aprenderá não somente os conceitos e normas relacionadas aos temas, como também suas aplicações práticas, além de entender melhor sobre o mercado, principais desafios, estruturas permitidas e não usuais, ampliando significativamente seus conhecimentos sobre os temas.
Temos diversos conteúdos de qualidade para compartilhar com você! Assine nossa newsletter e receba em primeira mão novas regras, ferramentas e, claro, promoções e novidades da FBM Educação.
Solicite um orçamento corporativo para esse curso.