Os 05 princípios da Governança, estabelecidos na 6ª Edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa (2023): Integridade; Transparência; Equidade; Responsabilização (Accountability) e Sustentabilidade estão sendo invocados pelos cooperados e pela sociedade a fim de que elas sejam cada vez mais sustentáveis dos pontos de vista econômico, financeiro, social, climático e ambiental. Em paralelo, os órgãos sociais dessas instituições precisam exercer seus papéis com mais efetividade, eficácia, efetividade, economicidade, segregação de funções e redução de conflitos de interesses. Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023 (OCB), o Brasil possuía 728 cooperativas singulares, que reuniam 15,5 milhões de cooperados e quase 100 mil empregados. Os números mostram a pujança desse modo de organização econômica, o que justifica a necessidade de capacitações nesse tema.
O curso “Boas práticas de governança corporativa para cooperativas de crédito” é um curso totalmente prático. Durante as aulas são mostradas alternativas para incrustar os princípios universais da governança corporativa no dia a dia da cooperativa e como inclinar as rotinas dos órgãos sociais da instituição de forma a otimizar a aplicação desses princípios, sempre apoiado em muito debate, reflexões e provocações.
Carga Horária: 18 horas
Validade de acesso: 30 dias.
Curso 100% Ao Vivo
Certificado: Sim
A FBM Educação reserva-se o direito de alterar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de alunos por turma.
1º Encontro: Os fundamentos mais recentes da governança corporativa
2º Encontro: O papel dos cooperados
1º Encontro: O papel do Conselho de Administração
2º Encontro: O papel da Diretoria Executiva
1º Encontro: Os papéis dos órgãos de fiscalização e controle
2º Encontro: Os papéis dos mecanismos de conduta
O aluno encerrará o curso compreendendo perfeitamente que governança corporativa vai muito além de um organograma, e que medidas são necessárias para colocar diuturnamente a teoria em prática. Aprenderá, também:
☉ AUD: 18 pontos
☉ PERITO: 18 pontos
☉ CMN : 18 pontos
Conselheiros de administração, conselheiros fiscais, diretores executivos, conselheiros consultivos, cooperados, delegados e profissionais das secretarias de governança de Confederações, Centrais e Singulares.
Gerente Operacional na Central Cresol Sicoper desde 2021, onde coordena áreas como: Governança, Planejamento Estratégico, Expansão, Normas e Compliance, Societária e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT). Coordenador da Área de Compliance da Central Cresol Sicoper desde 2014 (Cooperativismo Financeiro). Professor universitário desde 2013, em cursos de graduação e pós-graduação, em temas ligados ao Mercado Financeiro, especialmente Mercado de Capitais e Governança Corporativa.
Intercâmbio no Canadá em maio de 2017, com o tema Cooperativismo Financeiro. Auditor Interno da Cooperativa Agroindustrial Alfa – Cooperalfa – de Chapecó-SC de 2006 a 2014. Programa de Desenvolvimento de Líderes pela Fundação Dom Cabral – Julho/2023.
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Exponencial – FIE (2007), especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2010), MBA em Gestão Estratégica em Cooperativas de Crédito pela Unoesc (2019), MBA Executivo em Mercado Financeiro e Investimentos, também pela Unoesc (2022) e MBA Executive Leadership pela Franklin Covey (em andamento).
Possui as Certificações Profissionais CPA-10 (2015), CPA-20 (2016) e CEA (2019) concedidas pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), para atuar no mercado financeiro como assessor de produtos financeiros de investimentos. Ministra aulas, cursos e palestras dentro do tema Educação Financeira, Mercado Financeiro, Mercado de Capitais, Investimentos Financeiros, Governança Corporativa e Bolsa de Valores.
O fim dos impostos que conhecemos: o que muda com a reforma na tributação de compras e vendas
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender, implementar e avaliar controles internos eficazes dentro das organizações, alinhando-se às exigências da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), regulamentações da CVM, frameworks COSO, ITGC e COBIT. Os participantes aprenderão a mapear riscos, definir controles, realizar testes de eficiência e avaliar a severidade de deficiências, garantindo conformidade regulatória e proteção contra fraudes e inconsistências financeiras.
Curso para fornecer os aspectos básicos e os conhecimentos nas normas contábeis norte-americanas.
Curso para aprofundar os conhecimentos nas normas contábeis norte-americanas.
Curso para aprofundar os conhecimentos nas normas contábeis norte-americanas.
Aprenda sobre os principais aspectos contábeis relacionados às Sociedades de Crédito Direto (SCDs)
Entendimento sobre as principais novidades e alterações no padrão contábil das instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB). As instruções normativas do BCB, de nºs 493 a 500, datadas de 26 de julho de 2024, fornecem uma visão prática sobre a nova dinâmica de contabilização. Essas instruções incluem, principalmente, os efeitos introduzidos pela aplicação das resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4966/2021 e do BCB nº 352/2023.
Um curso único e o mais completo do mercado!
Você está preparado para enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças regulatórias?
Nesse curso você aprenderá não somente os conceitos e normas relacionadas aos temas, como também suas aplicações práticas, além de entender melhor sobre o mercado, principais desafios, estruturas permitidas e não usuais, ampliando significativamente seus conhecimentos sobre os temas.
Temos diversos conteúdos de qualidade para compartilhar com você! Assine nossa newsletter e receba em primeira mão novas regras, ferramentas e, claro, promoções e novidades da FBM Educação.
Solicite um orçamento corporativo para esse curso.