Educação continuada para contadores e outros profissionais. O que você sabe sobre o assunto?

  • Há coisas muito importantes que você deve saber sobre educação continuada para contadores.

Sabia que profissionais dessa área devem aderir ao Programa de Educação Profissional Continuada? E que existe uma pontuação a ser cumprida por esta classe?

Muitos profissionais de contabilidade e de outras áreas financeiras ainda desconhecem as normas do PEPC e estão alheios inclusive às últimas novidades da NBC PG 12 (R3).

Se você está entre esses profissionais, isso pode estar te afastando dos seus objetivos.

E, o que é pior… pode estar te fazendo ganhar menos do que poderia.

Neste artigo vamos esclarecer os principais pontos sobre esse tema.

Vamos explicar o que é a Educação Continuada para Contadores e como ela pode agregar valor à sua carreira.

Falaremos sobre quem deve cumprir o PEPC e normas e prazos para se adequar à NBC PG 12, atualizada.

Por isso, mantenha a sua atenção nos próximos parágrafos.

Você sabe o que é Educação Continuada para contadores?

A Educação Profissional Continuada, a EPC, é um programa voltado para os profissionais da contabilidade, instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e regulamentado em 2014, pela Norma Brasileira de Contabilidade, a PG 12.

De lá para cá, a Norma sofreu revisões, com alterações e a inclusão contínua de profissionais do ramo de contabilidade abrangidos por ela.

A Educação Continuada para Contadores é uma obrigatoriedade para vários profissionais da contabilidade, como veremos a seguir.

Mas não é só isso.

Atividades da profissão de contabilidade exigem, cada vez mais, busca de conhecimento e aprendizado técnico constante.

Isso porque a profissão de contador no Brasil passou por várias alterações ao longo do tempo.

Desde 2007, com a adesão do país ao IFRS (Internacional Financial Reporting Standards), através da lei nº 11.638, a qual obrigou organizações de grande porte e sociedades anônimas a entrarem em consonância com as Normas Internacionais de Contabilidade.

E logo após, em 2009, com a Resolução Nº 1.255/2009, que estendeu a exigência às pequenas e médias empresas.

Com isso, as empresas e a própria atuação do contador passaram a demandar uma atualização contínua.

As transformações do mercado também exigiram que os contadores passassem a ter uma nova postura para não perder o espaço em seu meio profissional.

Quem deve cumprir o PEPC?

Com a última revisão, ocorrida em dezembro do ano passado, a NBC PG 12(R2) passou a vigorar com a nomenclatura de NBC PG 12(R3).

Entenda quais os profissionais de contabilidade devem cumprir o PEPC, conforme a nova redação da NBC PG 12(R3):

  • inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, exercendo, ou não, atividade;
  • registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), inclusive sócios, exercendo, ou não, atividade;
  • responsáveis técnicos e profissionais que exerçam cargos de direção ou gerência técnica, nas firmas registradas na CVM;
  • os que exercem atividades de auditoria independente nas instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), como responsável técnico, diretor, gerente, supervisor ou outro integrante, com função de gerência, da equipe de auditoria;
  • os que exercem atividades de auditoria independente nas sociedades seguradoras, resseguradoras, de capitalização, nas entidades abertas de previdência complementar reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e de previdência complementar reguladas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) na função de responsável técnico, diretor, gerente, supervisor ou outro integrante, com função de gerência, da equipe de auditoria;
  • os que exercem atividades de auditoria independente de entidades, como sócio, responsável técnico ou em cargo de direção ou gerência técnica de firmas de auditoria e organizações contábeis de auditoria independente;
  • responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou gerentes na elaboração das demonstrações contábeis das empresas reguladas e/ou supervisionadas pela CVM, pelo BCB, pela Susep, pela Previc, e, ainda, das sociedades de grande porte e também as entidades sem finalidade de lucros que se enquadrem nos limites monetários da citada lei;
  • inscritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).

O que fazer para cumprir o PECP?

Para cumprir o PECP, o profissional de contabilidade deve realizar e comprovar atividades de educação continuada para contadores, com o alcance mínimo de 40 pontos, durante o ano.

A pontuação pode ser adquirida por meio de atividades de docência, produção intelectual, orientação de trabalhos acadêmicos, além de atividades de aquisição de conhecimento que deve compor 20% do total dos pontos.

Mas sem desespero, a FBM pode ajudar você…

A FBM Educação é uma empresa séria voltada para o desenvolvimento de competências técnicas para profissionais de diversas áreas.

Com mais de 7 mil profissionais capacitados em todo o Brasil, é a instituição ideal para você cumprir a PECP e estar ainda mais preparado para o mercado desafiador da contabilidade.

Temos uma equipe preparada para te guiar no processo de educação continuada para contadores.

Conheça agora mesmo nossos cursos que proporcionam pontos na sua educação continuada clicando aqui.

Tags:, , , ,