Qual o perfil e os cargos mais promissores para profissionais de finanças, em 2020?

Em tempos de Revolução 4.0, o profissional de finanças, mesmo especialista, deve ter uma formação generalista, além de estar atento às mudanças trazidas pelas Fintechs e, ainda, o poder que o marketing pessoal tem, no tocante a geração de negócios e ganho de autoridade nas redes sociais.

Em um levantamento realizado pela pela revista Exame, que consultou empresas como Stato, Page Personnel, Michael Page, Revelo, Catho, Robert Half e Talenses, revelou-se 10 cargos que já estão sendo muito procurados pelas empresas:

Analista contábil

Perfil: CRC ativo, domínio do Excel, conhecimento de normas contábeis internacionais e inglês avançado são credenciais necessárias para o profissional.

Estatístico

Perfil: Perfil analítico, interpretativo e com formação na área (Estatística) ou correlatas (Matemática e Finanças, por exemplo).

Especialista em Planejamento Financeiro

Perfil: inglês avançado em sua grande maioria para envio de relatórios ao exterior, além de conhecimentos sobre tributos. Comunicativo e com visão holística da empresa.

Analista e gerente de auditoria e compliance

Perfil: orientados a atuar em projetos multidisciplinares, focados em minimizar riscos corporativos e financeiros e garantir que normas e procedimentos padrões sejam mantidos.

Especialista ou consultor de investimento/captação

Perfil: analítico, com visão holística do negócio, saber traduzir o negócio em números para os acionistas e olhar para oportunidades, análise de mercado e de risco

Analista de finanças estruturadas

Perfil: bons conhecimentos de instrumentos financeiros, relacionamento bancário e matemática financeira. Perfis analítico e com boa comunicação são essenciais para essa cadeira. Além disso, é necessário um bom conhecimento de Excel e proficiência na língua inglesa.

Controller

Perfil: conhecimento generalista de finanças, contabilidade/controladoria e fiscal. Capacidade de transitar entre áreas e liderança de times robustos.

Gerente de crédito

Perfil: deve entender de modelagem, análise e concessão de crédito, além de uso de ferramentas tecnológicas. Em modelos de negócio mais disruptivos e em startups, pode ter um perfil mais forte na área de tecnologia.

Considerações finais:

Ao entender o perfil inerente a cada cargo, percebe-se claramente que a capacitação e o aprendizado contínuo são os segredos para alcançar estes postos.

Conte conosco para ajudar você a alcançar seus objetivos de carreira, por meio dos nossos cursos online, ao vivo (pela Internet), e presenciais.

Clique aqui e conheça todos os nosso cursos Online