O mercado de fusões e aquisições irá aquecer no pós-pandemia.

Imagine o cenário: as empresas prejudicadas pela pandemia buscarão meios de se restabelecer.

Possibilidade 1: o Real desvalorizado, irá estimular investimentos estrangeiros e novos entrantes no mercado.

Possibilidade 2: uma empresa líder no mercado, que passou melhor do que as concorrentes menores, pode ser a tábua de salvação destas e comprar a bons valores.

Possibilidade 3: empresas do mesmo mercado, com atuações complementares, podem se unir visando ampliar o leque de serviços e soluções.

Todas estas possibilidades levam ao tema fusão e aquisição.

Para um novo entrante, o que seria mais seguro, neste momento: entrar “sozinha”, ou em parceria com uma empresa similar, que já tenha o know how no mercado nacional, mas esteja “mal das pernas”, por conta da Pandemia?

E para uma empresa líder se consolidar ainda mais no topo e aumentar sua fatia de mercado, seria interessante adquirir um ou mais concorrentes?

Somar forças, seria uma boa saída para empresas similares?

Tudo isso nos faz pensar nos profissionais da contabilidade, auditoria, advocacia e especialistas em Valuation que podem se ver no meio destes cenários.

Se ainda não está seguro e observa entre seus clientes algum movimento de fusão e/ou aquisição, melhor se preparar, pois o mercado está dando chances reais para que isso aconteça.

Outra coisa: quer salvar o seu cliente que está com a corda no pescoço? Oriente-o acerca de uma destas possibilidades.

No tocante a internacionalização, existem muitos especialistas que trazem empresas para o Brasil.

A empresa do seu cliente é um top de mercado? Quem sabe você pode indicar concorrentes para absorção?

Ah, a empresa que você atende não é líder de mercado… então, converse sobre a possibilidade de precificar a empresa e, quem sabe, a realizar a venda. Ou a fazer uma fusão com outra empresa similar… de repente ele topa e ficará eternamente agradecido a você.

Agora, se não está muito seguro sobre como proceder, a gente pode dar uma força.

Você sabe as implicações contábeis, financeiras e fiscais nas combinações de negócios ?

O nosso curso Investimentos Societários: Aquisição de Empresas, Consolidação e Equivalência    irá te ajudar a melhorar o entendimento dos reflexos contábil, financeiro e fiscal nas combinações de negócios.  Além de todo conhecimento que poderá adquirir, você ainda ganha 20 pontos de educação continuada do CRC e já cumpre a meta do ano.

Clique aqui e conheça o curso.

Quer saber mais sobre este movimento de aquisições e fusões? Leia esta reportagem recente do Estadão.

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/o-mercado-de-fusoes-e-aquisicoes-pos-pandemia/

Achou o conteúdo relevante? Nosso curso faz sentido, neste momento? Conhece alguém que poderia se interessar? Passe adiante, este artigo.