O que o Pix tem a ver com o WhatsApp Pay?

Há alguns dias, o WhatsApp anunciou uma atualização que permite a realização de pagamentos via aplicativo.

O WhatsApp Pay permite que usuários efetuem pagamentos pelo aplicativo de mensagens, e tem como objetivo facilitar transferências bancárias.

Até aí, trata-se de uma bela iniciativa, que visa democratizar pagamentos e recebimento em contas de WhatsApp Business.

Mas verificando mais a fundo, a implementação pareceu privilegiar alguns bancos, algumas bandeiras de cartão de crédito e uma operadora de pagamentos:

As operações de débito e crédito são permitidas apenas via Banco do Brasil, Nubank e Sicredi; somente nas bandeiras Visa e Mastercard; e a operação é da Cielo, em parceria com estas bandeiras.

Foi aí, que o WhasApp Pay pecou. E o BC se pronunciou: “o Banco Central determinou à Visa e Mastercard que suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas.” (fonte: InfoMoney).

E qual é a saída para o WhatsApp ativar este recurso?

Segundo a reportagem do InfoMoney, o BC estuda a integração do WhatsApp Pay ao Pix. O sistema de pagamentos instantâneo foi lançado pelo Banco Central em fevereiro e os bancos têm até novembro para se adequarem às normas.

Recentemente, fizemos um Webinário, com o professor Marcelo Cambria, sobre o Pix. Entenda o que é o como vai funcionar o sistema que promete revolucionar o mercado de pagamentos brasileiro.

E, enquanto o WhatsApp não resolve esta questão com o BC, confira o Webinário:

https://www.youtube.com/watch?v=1uPJHrFAnxE&t=11s

Se quiser saber mais sobre este imbróglio, leia estas reportagens da InfoMoney

Início do Problema: https://www.infomoney.com.br/negocios/banco-central-determina-que-visa-e-mastercard-suspendam-o-uso-do-whatsapp-para-pagamentos-e-transferencias/

Aprofundando os motivos: https://www.infomoney.com.br/mercados/os-motivos-para-bc-e-cade-suspenderem-o-uso-do-whatsapp-para-pagamentos-e-o-que-isso-representa-para-a-cielo/

Pós- reunião WhatsApp e BC: https://oglobo.globo.com/economia/whatsapp-diz-que-busca-retomar-sistema-de-pagamentos-apos-reuniao-no-bc-24498393

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.